sábado, 23 de março de 2013

TEMOS UM NOVO PAPA!




Um papa que escolhe o nome de Francisco.
Que não se sentindo forte o bastante para guiar seu rebanho, se espelha na vida do Poverello de Assis.
Certamente os franciscanos do mundo todo devem ter sentido uma forte emoção. Eu senti. Não só pela escolha do nome, mas muito mais pela sua atitude, que diante de uma grande multidão, demonstrou ser um homem de oração rezando pelo seu antecessor, humilde quando se inclina e pede para que rezem por ele e simples pelas palavras que dirigiu ao povo.
Um papa que nos nossos tempos ouviu o mesmo apelo que Cristo fez a Francisco: “Vai e reconstrói a minha Igreja”.
Trago bem presente em minha memória, tantas vezes que rezei aquela oração que João Paulo II escreveu na ocasião em que visitou o Monte Alverne em 17 de setembro de 1993:
“Ó Francisco, estigmatizado de La Verna, o mundo tem saudades de ti... Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem...Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo poder do Evangelho. Ajuda, Francisco, os homens de hoje...”
Deus que ouve sempre as nossas súplicas, envia para nós um jesuíta que escolhe o nome de Francisco não por acaso, mas com o propósito de resgatar o Evangelho, à maneira de Francisco.
Quando o Papa Inocêncio III teve o sonho de que um pobrezinho ia sustentar a Igreja de Cristo, descobriu em Francisco que isso se tornaria realidade. Quem visita a Basílica de São João de Latrão em Roma, pode observar com precisão essa cena: em frente da Basílica há um jardim com um monumento representando Francisco e seus companheiros que estão chegando para pedir aprovação da Regra. O artista, certamente conhecedor do fato, idealizou de tal forma que, olhando com atenção por detrás, a uns 10 metros se vê perfeitamente que ele está sustentando as colunas da Basílica.  
  Talvez fosse uma pretensão pensar que depois de mais de 800 anos, um jesuíta fora escolhido para ser o Pontífice, possa ser aquele que por inspiração divina, vá sustentar a Igreja de hoje? Não sei, mas esse papa jesuíta poderá acender a chama da vocação de muitos franciscanos. Poderá “acordar” muitos corações franciscanos que se encontram adormecidos, desanimados, cansados... De muitos que talvez já tenham perdido o ponto de partida.
´Depois de 500 anos (da existência da Ordem dos Jesuítas), é um papa jesuíta, com coração franciscano', afirmou Dom Odilo Scherer.


Francesco, o mundo ainda precisa de ti.

Em sua primeira homilia, inspirado nas leituras, ressaltou que Caminhar, Edificar e Confessar Jesus Cristo crucificado, é preciso.

Rezemos pelo Papa Francisco:
Rezemos para que ele seja sempre mais um sinal visível da unidade de todos os que creem em Cristo. E que todos os filhos de São Francisco sejam sempre filhos e filhas fiéis da Santa Igreja.

Papa Francisco, unidos com a Fraternidade do céu, desejamos que a bênção de São Francisco oriente com sabedoria seu trabalho:
“O Senhor vos abençoe e vos guarde.
Mostre a sua face e se compadeça de vós.
Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz!
O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo. Amém



Denize Aparecida Marum Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário