segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Agosto mês das vocações!



Mês de agosto é o tempo que a igreja escolheu para refletir sobre a vocação de uma maneira geral, dos leigos, dos religiosos e religiosas e do padre. Mas por quê? Ao longo da história da humanidade o ser humano vem criando hábitos questionáveis em diversos sentidos e, por incrível que pareça, nós cristãos somos atingidos, ao ponto de também participarmos desta confusão generalizada. Desencontros no sentido da ganância, da indiferença com os que sofrem violências, discriminações e assim por diante. Na época de nosso Pai Seráfico São Francisco, sem dúvida não foi diferente, era tão evidente o errado que chamou a atenção do “pobrezinho de Assis”. Terminou com ele? Não... O modo de vida incoerente com Evangelho de Jesus Cristo continua e parece que em nosso tempo ganhou uma certa velocidade.
Bem, aí é que entra o jovem franciscano, convertido e convencido pela proposta do Mestre Jesus, através dos ideais franciscanos. Mostrar a sua vocação através do seu testemunho evangélico de justiça, paz e fraternidade. O mundo está mais do que nunca clamando por coerência, partilha e solidariedade. O mundo tem fome de amor... A sociedade está carente de honestidade, responsabilidade e assim por diante. A própria natureza sofrida está gritando por respeito.
Então chegou a hora jufrista, de buscares o teu espaço nas comunidades sociais, principalmente na de tua paróquia e assim teres a oportunidade de “lutar o bom combate” como São Paulo. O mundo precisa urgentemente de ti para que o Reino de Deus, a “civilização do amor” segundo o Papa Paulo VI, deixe de ser um sonho para ser uma realidade. Jovem, Jesus Cristo precisa de ti para que sua proposta de justiça, paz e fraternidade tome conta do coração das pessoas.
Agora um apelo a todas às fraternidades da OFS do Brasil inteiro e até para ser ousado, do mundo todo. Por favor, invistam no jovem, incentivem a criação de fraternidades jufristas porque só assim, nós adultos estaremos cumprindo também a nossa vocação de dar continuidade da proposta evangélica através de Francisco e Clara.
E para terminar, justificamos todo este tempo que temos atuado como animadores fraternos da JUFRA. É porque acreditamos e apostamos numa juventude sadia, convertida, corajosa, com a vocação de mudar o errado, como o jovem frei Francisco, audacioso e desafiador... bondoso sem deixar a justiça de lado.

Então, rezemos: 

Oração pelas vocações (freis capuchinhos do RS) "Jesus, Divino Mestre, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, Continuai, a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, comunidades e continuai a repetir o convite a muitos de Nossos jovens. Daí coragem às pessoas convidadas, dai força para que vos sejam Fiéis, como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e a de toda a humanidade. Amém".

Newton Elil Paz Pereira
Mestre de formação da Fraternidade de Santa Maria/OFS
Animador Fraterno da Fraternidade Utopia/JUFRA
Santa Maria/RS


Vocação, um chamado a viver...

Para nós cristãos a vocação é um chamado de Deus para assumir um papel no mundo, ser um instrumento da construção do Reino de Deus, é uma iniciativa do criador, mas a resposta é pessoal. Esse é dom gratuito que cada um recebe e temos o livre arbítrio de aceitar ou não esse chamado.

Antes de ser cristão, o Jovem Franciscano é uma pessoa humana, que vive a cada dia e se inquieta em compreender a que se é chamado a viver nesse mundo. Esta ânsia por descobrir a essência de nós mesmos faz parte da condição humana. Somos pessoas que buscamos a plenitude da vida e sendo parte da criação de Deus devemos ter a consciência de que somos criaturas amadas por Ele e merecemos o respeito incondicional e a estima das outras pessoas e de nós mesmos. (continue lendo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário